Articles

Topic
Filter

Showing 7 results from a total of 7

| Issue 60

A cor na natureza: azul verdadeiro

Já viu uma vaca azul? Uma maçã azul? Ou uma árvore azul? O azul é raro na natureza, então porque será que algumas plantas e animais são azuis?

Topics: Biology, Chemistry, Engineering, General science

| Issue 55

Explorando o universo: do muito pequeno ao muito grande

Como é que os físicos estudam objetos muito pequenos (tais como moléculas, átomos e partículas subatômicas) ou muito grandes (como galáxias) que não podem ser diretamente observados e medidos?

Topics: Astronomy / space

| Issue 13

A primeira luz no Universo

Traduzido por Pedro Augusto. Ana Lopes e Henri Boffin levam-nos numa viagem para trás no tempo – sondando a história do Universo.

Topics: Physics, Astronomy / space

| Issue 19

O que é a quimioluminescência?

Traduzido por António Daniel Barbosa. Medusas brilhantes, pirilampos tremeluzentes, tubos luminosos divertidos; Emma Welsh introduz o belo e misterioso mundo da quimioluminescência.

Topics: Biology, Chemistry

| Issue 7

Mercúrio: uma solução venenosa

Traduzido por: Ana Luísa Carvalho Sigrid Griet Eeckhout do European Synchrotron Radiation Facility (Instituto Europeu de Radiação Sincrotrão) em Grenoble, França, investiga as causas da toxicidade de compostos de mercúrio – e como a radiação de raios-X ajuda a resolver o mistério.

Topics: Chemistry, Earth science

| Issue 4

Uma nova visão da luz: construa o seu próprio espectrómetro

Traduzido por Paulo Santos Ramos. Arranje um CD e uma caixa de cereais, e o que obtém? Com uma pequena ajuda de Mark Tiele Westra, o seu próprio espectrómetro! È tempo de explorar as maravilhas da cor, escondidas no mais prosaico dos objectos.

Topics: Physics